Se você utiliza soluções SAP na sua empresa, talvez já tenha ouvido falar em eDocument. Trata-se de uma nova solução de mensageria para emissão e recebimento das notas fiscais.

O eDocument, também conhecido como SAP Document Compliance ou Cloud NF-e, veio para ser uma opção ao SAP Governance Risk and Compliance (GRC).

É bem provável que, com o passar do tempo, todos os clientes SAP que usam o GRC acabem migrando para o eDocument. Afinal, na nova solução os dados ficam armazenados em nuvem, o que dá mais praticidade ao negócio.

Porém, muitos têm se perguntado: como fica a questão da automação de NFS-es no eDocument? Sendo assim, é sobre isso que falamos neste artigo. Então acompanhe!

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

A automação de NFS-es no eDocument

No eDocument, um SAP disponibilizou um módulo de função para uma integração das NFS-es. No entanto, para utilizá-lo, a empresa precisa implementar uma funcionalidade, desenvolvida por um parceiro.

A solução a ser implementada deve criar um código ABAP e disponibilizar os XMLs para que o módulo de função realize uma integração no eDocument Cockpit.

Passo a passo para carregar os documentos eletrônicos para o Cockpit de eDocument

Para carregar os documentos necessários para fazer a automação de NFS-es em uma empresa, é preciso criar um relatório que utiliza o módulo de função eDocument Brasil: Receber XML.

Pré-requisitos

O primeiro passo para desenvolver automação de NFS-es pelo eDocument é uma conferência dos pré-requisitos.

Deve-se verificar se você extraiu os arquivos XML e se eles estão prontos para serem carregados, por meio da transação EDOC_COCKPIT.

É importante observar que esse serviço não extrai os arquivos XML. Por isso, é preciso usar uma solução que cumpra esse pré-requisito. A Escotta já disponibiliza uma ferramenta do tipo para os seus clientes.

Procedimento

Após a verificação dos pré-requisitos, é preciso criar um relatório para ler o módulo de função EDOC_BR_RECEIVE_XML no sistema fonte.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

Para que isso seja feito, você pode usar o relatório “eDocument Brasil: Carregar documento (EDOC_BR_UPLOAD), disponibilizado pelo SAP e que serve como modelo.

O relatório permite o carregamento de documentos eletrônicos para uma transação EDOC_COCKPI. Ele possibilita que carregamentos individuais XML ou indivíduos sejam inseridos.

Dessa forma, você pode carregar arquivos XML individuais ou inserir uma chave de acesso e informações da empresa, o que constitui uma entrada manual.

Você pode buscar mais informações sobre isso na documentação do relatório EDOC_BR_UPLOAD no seu sistema fonte.

Vale lembrar que você pode adaptar o relatório EDOC_BR_UPLOAD ou até mesmo criar um novo para automatizar o upload de vários documentos eletrônicos sem nenhuma ação manual em arquivos XML individuais.

Em linhas gerais, atualmente, a automação de NFS-es não é atendida de forma Standard no eDocument. A SAP se isenta de buscar os XMLs nas prefeituras e integrá-los, assim como é feito para a NF-e.

Isso ocorre por vários motivos, sendo que entre os principais é o fato de não existir um padrão de formato de emissão para esses documentos. Além disso, as prefeituras não disponibilizam um serviço de distribuição dos arquivos XMLs referentes aos documentos eletrônicos.

Apesar de ainda ser um pouco complexo, fazer a automação das NF-es no eDocument é possível! Para isso, é preciso contar com um parceiro estratégico, que saiba como desenvolver as melhores soluções adicionais para isso.

A Escotta está pronta para atendê-lo! Entre em contato agora mesmo e tire as suas dúvidas com os nossos consultores.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP