Infraestrutura SAP: conheça o serviço de IMS oferecido pela Escotta

Desde o início da internet e os primeiros serviços online até as inovações na área de inteligência artificial, é fácil ver que a tecnologia se reinventou de várias maneiras nos últimos anos, evoluindo a passos largos e trazendo inúmeras facilidades para o mundo inteiro.

Entretanto, essas facilidades para o usuário tornam muitas operações mais complexas, principalmente ao ampliar a gama de dispositivos que utilizam a infraestrutura. Assim, as equipes de TI precisam de mais especialização para encontrar as melhores soluções e gerenciar a infraestrutura da empresa de forma mais eficiente, o que pode ser um grande desafio.

Nesse sentido, contar com um serviço de IMS para gerenciar a sua infraestrutura SAP é o melhor meio de garantir que sua empresa esteja, de fato, preparada para obter o melhor proveito da tecnologia e do futuro. Quer saber o que é isso e como tudo funciona? Então continue conosco e confira o conteúdo que preparamos para você!

No que consiste o serviço de IMS SAP

Sucintamente, um SAP Infrastructure Management Services— ou serviço de gerenciamento de infraestrutura SAP, no nosso idioma — visa cuidar de questões essenciais para o funcionamento técnico adequado dos sistemas SAP de uma empresa, garantindo que a operação possa ocorrer da forma mais fluida e eficaz possível, sem impactos ao negócio. Em outras palavras, o serviço consiste na administração e gestão técnica dos ambientes SAP, tarefa que é desempenhada por profissionais do módulo SAP Basis, como são popularmente chamados no mercado.

A importância do gerenciamento de infraestrutura

Como consequência da modernização dos negócios e o surgimento de novas tecnologias, as empresas passaram a depender de mais conhecimento técnico especializado para utilizar seus sistemas com um melhor aproveitamento — tanto de hardware quanto de software — e garantir o retorno do investimento e a eficiência desejada.

Entretanto, treinar uma equipe para essa tarefa e mantê-la atualizada pode não ser uma solução viável, tanto do ponto de vista financeiro quanto do estratégico. Assim, é fundamental que as empresas busquem contar com um serviço de gerenciamento de infraestrutura SAP, facilitando a rotina e reduzindo a possibilidade de erros, contando ainda com automação no monitoramento e acompanhamento dos sistemas.

Além disso, o mau uso ou configuração de uma estrutura de TI pode provocar erros que prejudiquem o andamento do negócio. Além de problemas financeiros, a imagem da empresa pode ser afetada, uma vez que o cliente deixará de confiar nos seus serviços e buscará um concorrente.

O funcionamento do IMS

Em uma infraestrutura SAP, o adequado conhecimento técnico da arquitetura e funcionamento dos sistemas, bem como a experiência para otimizar as parametrizações, monitorar e identificar problemas antes que ocorram, é fundamental para a garantia de uma excelente operação.

Além disto, a SAP disponibiliza pacotes de atualizações, tanto com correções de bugs quanto com melhorias e novos recursos, de modo a garantir que se evitem problemas para as empresas. Por isto, é importante ter uma equipe qualificada para garantir que suas atualizações de infraestrutura estejam feitas com uma frequência e qualidade adequada.

Com um serviço de SAP IMS, em complemento as atividades técnicas, toda a gestão passa a ser feita de forma independente, garantindo uma equipe específica para esse processo. Isso traz diversas vantagens para a empresa, que serão citadas adiante.

Nesse sentido, os profissionais da Escotta estão preparados para, além de implementar tais atividades, auxiliar seus clientes na tarefa de manter um funcionamento eficaz nas suas operações.

As vantagens de aderir ao IMS

Adotar um serviço de gerenciamento de infraestrutura traz diversas vantagens para o negócio. Confira algumas a seguir!

Melhor utilização dos recursos

A forma como a infraestrutura de TI é utilizada influencia diretamente na produtividade e eficiência dos processos de uma empresa. A correta utilização dos recursos disponíveis, em conformidade com as melhores práticas da SAP, garante o bom desempenho das operações e a eliminação de falhas críticas.

Prevenção de incidentes e rápida atuação

Um outro aspecto relevante é que, com um IMS, situações que possam gerar impacto podem ser prevenidas ou rapidamente detectadas e analisadas, caso ocorram. Isto é garantido com um adequado monitoramento e coleta de dados relevantes sobre a operação do ambiente.

Gestão e controle das mudanças e atividades

O adequado alinhamento e documentação das mudanças técnicas, sempre visando alinhar as áreas de TI com o negócio, evita conflitos e a falta de controle. Ao contar com processos de rotina mais eficazes, os colaboradores terão mais facilidade em alcançar as metas estabelecidas, uma vez que tudo será voltado para a melhor utilização possível dos sistemas.

Evita falhas humanas

Por fim, quando equipes mais experientes realizam a gestão de uma infraestrutura de TI, as chances de erros ocorrerem é reduzida, visto que os profissionais do IMS trabalharão com foco exclusivo nesse processo.

As dicas para implementar a IMS na empresa

A seguir, confira algumas dicas de como iniciar a implantação de um serviço de gerenciamento para infraestrutura SAP na sua empresa da melhor forma!

Promova a ideia entre os colaboradores

Implementar um serviço de gerenciamento para infraestrutura SAP é um processo que pode requerer mudanças de processos e gestão dos sistemas. Assim, é preciso que todos estejam cientes e dispostos a se adaptar ao novo, para que tudo ocorra sem problemas e com o retorno esperado.

Mapeie as informações

Uma infraestrutura SAP precisa, claramente, ser administrada com dados e mapeada adequadamente para extrair as informações necessárias para um correto acompanhamento. Para isso, é importante que as equipes se certifiquem de que todas as informações estão atualizadas corretamente para que o serviço de gerenciamento possa auxiliar da melhor forma. É fundamental, ainda, buscar sanar todas as dúvidas e apontar erros já mapeados que estão sem solução.

Conte com uma consultoria

Com tanta complexidade nos sistemas atuais, é perceptível a importância de uma equipe especializada para cuidar da infraestrutura da empresa. Entretanto, ainda que a sua companhia já conte com uma boa equipe de TI, existem diversos aspectos em que é preciso ter conhecimentos bastante específicos para fazer essa gestão de forma tranquila.

Uma vez que conta com recursos e equipe especializada, a Escotta Consultoria pode auxiliar nesse processo fornecendo todo o suporte que uma empresa necessita. Confira a seguir um pouco sobre nossos pilares e escopo de operação.

Escotta | Sua infraestrutura te deixa na mão? Fique tranquilo com a Escotta

Os pilares da Escotta Consultoria

O principal objetivo do nosso serviço de IMS é oferecer uma base completa na gestão da infraestrutura SAP de seus clientes. Para tanto, nos baseamos em quatro pilares. Confira quais são eles:

1. Disponibilidade e agilidade

Para o sucesso dos negócios, é fundamental que a infraestrutura SAP da empresa esteja sempre disponível. Além disso, ter uma equipe especializada e que atue rapidamente ajuda a minimizar erros e garantir a disponibilidade dos dados.

2. Redução de riscos

Atuar de forma preventiva juntamente com uma equipe técnica experiente é o melhor caminho para mapear riscos e evita-los em tempo hábil. Entretanto, manter uma equipe SAP internamente pode ser um desafio para a produtividade e, principalmente, para as finanças.

3. Planejamento

Visualizar futuras necessidades da infraestrutura SAP é fundamental para sua boa manutenção. Isso inclui o planejamento de atualizações e correções preventivas, por exemplo.

4. Foco nos negócios e melhoria

Ao contar com uma equipe dedicada e experiente para administração do SAP, os colaboradores internos poderão focar em melhorias nos processos internos, envolvendo outras áreas da TI e funções estratégicas para o negócio, melhorando a produtividade como um todo.

Escopo da operação da Escotta

O escopo de operação da Escotta se baseia em 3 principais aspectos:

Operação

A operação da Escotta abrange a gestão técnica e o suporte SAP Basis. Além disso, o serviço também engloba o banco de dados e sistema operacional, que são componentes críticos para o funcionamento adequado dos sistemas SAP.

Monitoramento

A parte de monitoramento da infraestrutura se dá por meio de ferramentas integradas ao sistema e envolvem todas as questões técnicas dos ambientes SAP. São coletadas todas as informações necessárias para um acompanhamento detalhado — incluindo a definição de alertas — trazendo resultados relevantes para o negócio.

Comunicação

Na comunicação, busca-se manter um alinhamento constante com a empresa, de forma a evitar burocracias, obter feedbacks e evitar que problemas ocorram. Os dados obtidos no monitoramento diário também auxiliam nesse processo, sendo utilizados como fonte para a apresentação de relatórios, acompanhamentos e recomendações.

Principais diferenciais do serviço da Escotta

Entre os destaques do serviço da Escotta, estão os dashboards personalizados — elementos considerados de grande importância para a tomada de decisões alinhadas com os objetivos — e por contar com um reporting bastante eficiente.

Além disso, a Escotta também preza pela simplicidade processual, qualidade técnica, transparência, uso de feedbacks e inovação nos seus serviços.

De forma geral, a relação entre a Escotta e seus cliente é dinâmica, instrutiva e totalmente sem burocracias, permitindo alinhamentos frequentes e reuniões.

Assim, ao perceber a complexidade que essa gestão da infraestrutura tem para a companhia, fica clara a importância de contar com uma equipe especializada e que supra todas as necessidades de forma simplificada.

Quer saber como realizar a implantação do serviço de gestão da infraestrutura SAP na sua empresa de forma fácil e prática? Então entre em contato conosco agora mesmo!

Escotta | Sua infraestrutura te deixa na mão? Fique tranquilo com a Escotta
Saiba como migrar o SAP on premise para cloud e o banco de dados tradicional para HANA 3 Passos para provar o valor do profissional de TI nas empresas em crescimento!