O PIX é uma solução de pagamento inovadora e que vem ganhando cada vez mais adeptos. Por isso, as empresas precisam buscar meios para pagar e receber contas usando esse procedimento. Para quem usar os ERPs da SAP, existem duas opções disponíveis: o PIX no SAP Standard e a Solução Z.

Neste artigo, vamos explicar como fazer PIX no SAP Standard, nas operações que envolvem o pagamento e o recebimento de contas. Sendo assim, quer entender como tudo funciona? Então, siga a leitura!

Entenda o que é PIX no SAP Standard e Solução Z

Antes de aprender como funciona o PIX no SAP, para receber e pagar contas, é interessante que você entenda bem o que é o procedimento Standard e a Solução Z. Por isso, o PIX no SAP Standard é a solução disponibilizada pela própria SAP, por meio de notas técnicas do próprio sistema.Um ponto importante a ser ressaltado é que essas notas técnicas estão sendo liberadas gradativamente, em fases.

A Solução Z, por sua vez, é customizada e pode ser adaptada, de acordo com os processos de cada empresa. Sendo assim, ela é recomendada para organizações com processos muito definidos, por exemplo. Afinal, a Escotta oferece ambas as soluções, de acordo com a necessidade de cada cliente.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

Passo a passo para usar o PIX no SAP Standard

Agora que você já sabe mais sobre o PIX no SAP Standard, vamos explicar o passo a passo para fazer esse processo em sua empresa. Veja, a seguir!

PIX no SAP Standard nas contas a pagar

Observe, na sequência, um passo a passo para usar o PIX para pagar contas no SAP.

Recebimento físico/fiscal

Nessa etapa, a empresa recebe normalmente os produtos que comprou, sem que seja necessário modificar qualquer ponto de suas atividades.

Preparação das partidas para pagamento (FBL1N)

Aqui é preciso fazer as análises necessárias para pagamento. É o processo que se desenvolve por meio da transação FBL1N. Dessa forma, caso seja necessário fazer um pagamento por PIX, existem duas formas, por meio de QR Code ou por uma chave de pagamento.

A chave PIX precisa estar cadastrada nos dados mestres dos fornecedores. Por isso, é importante manter o cadastro sempre atualizado. Caso contrário, deve ser feita a inclusão de maneira manual. Sendo assim, se o pagamento for feito por QR Code, a informação deve ser incluída em um campo específico. Para isso, deve ser utilizado um scanner que serve para ler o código.

Pagamento automático (F110)

A próxima etapa do processo consiste no pagamento automático, gerado por meio da transação F110. Sendo assim, essa transação é responsável por gerar as informações e gerar um arquivo para que a comunicação com as instituições financeiras ocorra.

Vale lembrar que a SAP está disponibilizando o PIX no SAP Standard apenas para quem usa o modo CNAB nas operações. Dessa forma, em breve, também deve ser disponibilizada a operação para o processo de API.

Comunicação bancária

A partir da transação F110, ocorre a comunicação bancária, ou seja, as informações são enviadas para o banco.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

Confirmação do processamento bancário (FF.5)

Após, o banco envia uma comunicação de retorno, explicando se a operação foi realizada com sucesso ou não. Sendo assim, a importação dos arquivos bancários é feita por meio da transação FF.5.

PIX no SAP Standard para contas a receber

Agora, falaremos sobre como é realizado o PIX no SAP Standard para receber contas na empresa. Então. veja a seguir o passo a passo!

Faturamento

Os processos de faturamento padrão das empresas são o gatilho para o início das operações para receber contas por PIX no SAP.

Solicitação de emissão QR Code (F110)

Para receber as contas via PIX, é preciso fazer uma solicitação de QR Code com o banco. Isso é feito por meio da transação F110. Vale lembrar que a SAP está disponibilizando o PIX no SAP Standard apenas para quem usa o modo CNAB nas operações. Dessa forma, em breve, também deve ser disponibilizada a operação para o processo de API.

Comunicação bancária

Após isso, a comunicação bancária é feita da mesma forma como já acontece com outras formas de pagamento, como o boleto bancário.

Confirmação do processamento bancário

Após ocorrer todo o processamento, o banco confirma a operação com o Banco Central e gera o QR Code. Após, o QR Code é enviado e disponibilizado para o cliente, que fará o pagamento da fatura com o código. Por fim, o banco também envia uma comunicação comprovando se o pagamento foi realizado com sucesso ou não.

Vale lembrar que, no SAP Standard, é preciso usar sempre o QR Code, que é o modelo disponibilizado pelo Banco Central com o objetivo de conciliação financeira automática. Sendo assim, caso o cliente pague com um QR Code estático, não será possível realizar a conciliação de forma automática. Nessa situação, o processamento deve ser feito de maneira manual. Dessa forma, o mesmo ocorre quando o pagamento é feito pela chave PIX. Nesse caso, também é preciso fazer a inclusão de forma manual.

Pontos importantes para não esquecer!

Conseguiu entender como funciona o PIX no SAP Standard? Então, relembre alguns pontos importantes!

No contas a pagar:

  • o processo possibilitará pagamento por chave PIX e QR Code;
  • será disponibilizado um campo no documento contábil da fatura para inclusão do QR Code;
  • o processo de comunicação bancária será similar aos demais tipos de pagamentos;
  • o processo contempla os dois tipos de comunicação bancária previstos;
  • haverá necessidade da revisão dos dados mestres de fornecedores para a atualização das chaves PIX;
  • o processo de recebimento físico/fiscal não sofrerá nenhum impacto com o processo para o PIX.

No contas a receber:

  • a emissão do QR Code será realizada pela instituição bancária;
  • o processo standard contempla a emissão dos dois tipos de QR Code, o estático e o dinâmico;
  • o processo de conciliação automática é para o QR Code Dinâmico;
  • será disponibilizado um relatório que possibilita acompanhar os QR Codes gerados;
  • o processo contempla os dois tipos de comunicação bancária previstos;
  • o processo de faturamento não sofrerá nenhum impacto com o processo standard para o PIX.

Afinal, o PIX no SAP Standard já está disponível. Além disso, caso pense ser necessário alguma personalização pode contar com a Solução Z. Então, quer saber mais? Entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores!

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP