5 Dicas para não errar na hora de orçar um projeto ou consultoria SAP.

Orçar um um projeto ou consultoria SAP exige cuidados que vão além dos básicos. Confira todas as dicas para não errar!
Publicado em
Por Gian Carvalho
5 Dicas para não errar na hora de orçar um projeto ou consultoria SAP.

Contratar um projeto ou consultoria SAP pode ser muito interessante para as empresas, uma vez que esse serviço contribui para a otimização de diversas atividades, por meio da implementação de ERPs.

O orçamento desse tipo de projeto é de responsabilidade do gestor de TI da organização. Ele utiliza de seu conhecimento técnico para repassar a necessidade ao departamento de compras, que tem a incumbência de fechar o negócio com as empresas prestadores do serviço e que oferecem o melhor ERP.

Nesse sentido, convém que você esteja atento a alguns pontos quando for solicitar orçamentos para um projeto ou consultoria SAP. Temos algumas dicas que podem ser úteis para esse momento.

1. Entenda a diferença entre projeto e consultoria SAP

Para não errar no momento da solicitação de orçamentos, você precisa ter claro em sua mente a diferença entre projeto e consultoria SAP. O ideal é que você verifique os preços cobrados para ambas as modalidades e faça comparativos.

No caso do projeto SAP, estamos nos referindo à implementação de um processo via este ERP nas empresas. Assim, é feito um mapeamento detalhado de todos os processos realizados na organização, como o controle de estoque, a emissão e recebimento de notas fiscais, as atividades burocráticas e administrativas, etc. Desse modo, se desenvolve um projeto para se executar esta solução para a companhia da maneira mais adequada.

Porém, as necessidades de uma empresa não são estáticas! Elas passam por alterações com o decorrer do tempo. Além disso, também podem ocorrer erros e falhas que justifiquem alterações na forma de uso do ERP. É nesse sentido que entra a consultoria SAP. Esse serviço garante que a empresa utilize sempre a melhor ferramenta e estratégia, fazendo adaptações de acordo com as suas necessidades.

2. Veja como é o funcionamento da consultoria SAP de cada fornecedor

Ao fazer orçamentos de ERP, você precisa compreender o funcionamento dos serviços prestados por cada fornecedor contatado. O ideal é sempre contar com uma empresa que preste a consultoria SAP em duas etapas, a funcional e a tecnológica.

Na primeira etapa, estamos nos referindo às funções do negócio de forma propriamente dita. Já na etapa tecnológica, levamos em consideração a forma como o SAP será implementado de acordo com a infraestrutura da empresa.

Somente desse modo será possível ter um serviço de consultoria SAP completo. Por isso, solicite que cada fornecedor informe de forma detalhada como é o seu processo de trabalho.

3. Informe-se sobre os cuidados tomados pela consultoria SAP

Nenhuma empresa pode simplesmente deixar de utilizar os seus ERPs por longos períodos. Afinal, muitas atividades estão concentradas no programa e as paradas podem atrapalhar todo o processo produtivo da organização.

É por isso que, ao fazer um orçamento de consultoria SAP, também convém verificar quais são os cuidados que a empresa que presta esse serviço tem em relação à manutenção, tamanho do servidor etc. Assim, se evitam as paradas que podem representar um grande desperdício de tempo e até mesmo de dinheiro para o seu negócio.

4. Verifique se é oferecido treinamento para os funcionários

Você pode ter o melhor ERP do mercado, mas se ele não for corretamente operado, alguns erros podem acontecer. É por esse motivo que você precisa contar com uma consultoria SAP que realize treinamentos para os seus funcionários.

Antes de encaminhar um orçamento de consultoria SAP para o setor de compras, portanto, verifique se nele está incluso um curso, palestra ou workshop que ensine os colaboradores a lidarem com o software. Somente assim se conseguirá obter o êxito desejado.

5. Observe se a empresa é especialista em SAP

Para que você tenha a certeza de que está escolhendo a melhor consultoria SAP, convém verificar se a empresa com que você está fazendo orçamento é especialista nesse tipo de ERP.

É necessário alguns conhecimentos específicos para a implementação do SAP. De tal modo, não é qualquer profissional da área de tecnologia que saberá executar o processo da melhor forma possível. Observe, portanto, se está realmente negociando com especialistas.

Em resumo, podemos dizer que ter uma consultoria SAP de qualidade é imprescindível para as empresas que desejam ter sucesso ao implementar esse tipo de ERP. No entanto, deve-se se cercar de cuidados ao fazer orçamentos. Caso contrário, por equívoco, a sua empresa acabe contratando um serviço de qualidade duvidosa.

As informações que trouxemos foram úteis para você? Então assine a nossa newsletter e continue recebendo mais artigos interessantes como esse na caixa de entrada do seu e-mail!

COMPARTILHAR
BRASIL
Curitiba PR • São Paulo SP • Joinville SC
CHILE
Concepción • Santiago
SAP Silver Partner

A ESCOTTA utiliza cookies e outras tecnologias neste website de acordo com a LGPD (Lei 13.709/18) e demais informações da nossa Política de Privacidade.