“Tecnologia e humanidade andam de mãos dadas desde o início da nossa história”. Essa frase é de Martha Gabriel, uma das principais pensadoras digitais do Brasil e autora do livro “Eu, Você e os Robôs”. Ela mostra que acompanhar as novidades de tecnologias e as tendências para a transformação digital não é algo tão novo para as pessoas, embora seja um assunto muito em evidência nos dias atuais.

A diferença é que lá nos primórdios da humanidade, as pessoas discutiam sobre como a descoberta do fogo ou da roda mudariam as suas vidas. Hoje essa discussão é muito mais profunda e traz à tona questões como privacidade digital, ética, fake news, robotização do mercado de trabalho etc.

Neste post vamos focar no meio empresarial, explicando quais são as tendências de tecnologias para a transformação digital, ainda para o ano de 2019 e também para 2020.

Veja as 5 principais tendências de tecnologias para a transformação digital

O centro da transformação digital nas empresas não está nos hardwares, softwares e outros recursos tecnológicos, mas sim na forma como as pessoas lidam com eles. Logo, mais do que uma mudança de infraestrutura, as companhias precisam mudar a sua cultura, o seu modo de pensar. É isso que você perceberá ao ler as tendências de tecnologias, a seguir.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

1. O foco está nas empresas inteligentes

Cada vez mais os consumidores valorizam as empresas inteligentes e que entregam soluções rápidas para as suas demandas. É por isso que todos os processos devem ser automatizados nas companhias, para que a entrega final do produto ou serviço se efetive de forma satisfatória.

Não basta apenas ter um bom ERP de gestão, como o SAP, mas sim é necessário otimizá-lo para que se possa tirar o máximo de proveito de seus recursos. Um gerente de compras, por exemplo, pode implementar no sistema a ferramenta de automatização da cotação de compras, que envia orçamentos de forma automatizada para os fornecedores.

2. A eficiência operacional será valorizada

As empresas cada vez mais terão que buscar pela eficiência, caso queiram se manter competitivas no mercado de trabalho. É o caso, por exemplo, do atendimento com robôs.

Os clientes não querem saber se serão atendidos por atendentes humanos, por sistemas de inteligência artificial ou por uma tecnologia híbrida de chat, eles desejam que essa operação funcione de forma adequada e rápida.

É por isso que as empresas devem se cercar de meios para que o atendimento seja imediato, uma vez que a transformação digital fez com que as pessoas tivessem a tecnologia na palma de suas mãos.

3. Será mais comum o compartilhamento de dados com empresas parceiras

O cloud computing já não é novidade para ninguém, mas uma nova forma de utilizá-lo é uma das tendências da transformação digital. A ideia é a de compartilhamento, com a criação de plataformas de interação e que permitam a troca de informações e desenvolvimento de estratégias entre empresas parceiras. Isso fará com que as organizações ajudem umas às outras, estabelecendo novas relações de parceria.

Apesar disso, é necessário ter alguns cuidados no compartilhamento de dados! Não é tudo que pode ser compartilhado, como as informações cadastrais de clientes, por exemplo. Essa prática pode ferir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entra em vigor a partir de 2020 e prevê penalizações severas para quem não a cumprir.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

4. A gestão de produtos ganhará força

Profissionais que trabalham com o foco no produto, como gerentes de produto, designers, gestores de TI, profissionais de marketing, entre outros ganharão força. Isso se justifica porque há uma tendência em unir setores para que sejam desenvolvidos e comercializados novos itens para os clientes.

A ideia é que os profissionais sejam cada vez mais planejadores e menos operadores. De tal modo, as ações serão otimizadas e desenvolvidas por sistemas de inteligência e softwares operacionais, como o SAP.

5. A inteligência artificial estará cada vez mais incorporada aos processos

Inteligência humana e artificial estarão cada vez mais andando juntas nas estratégias das empresas. O ser humano é dotado de conhecimentos obtidos nos bancos escolares, de modo que estudiosos das áreas da psicologia, da linguística, da filosofia, da comunicação, entre outros podem lidar com fenômenos complexos que não podem ser definidos de forma exata por ciências como a matemática e a física.

Os computadores, por sua vez, conseguem analisar grandes volumes de dados reais em poucos minutos e testar hipóteses sobre mecanismos causais que poderiam interpretar tais dados.

Juntos, humanos e computadores complementam as atividades uns dos outros e essa é uma das grandes tendências para a transformação digital em 2019 e 2020.

Entenda como a transformação digital acontece na prática

É preciso que os empresários tenham em mente que a transformação digital não é um “boom”, não é algo que tem uma data para acontecer e que a partir de tal dia entrará em vigor. Ela é um processo contínuo e que está mudando a sociedade, da mesma forma que aconteceu quando ocorreu a Revolução Industrial, entre os séculos XIX e XX, por exemplo.

Naquela época o trabalho manufaturado não foi substituído de uma hora para outra, mas as mudanças foram acontecendo de forma gradativa, com as máquinas substituindo o homem em alguns processos. O mesmo ocorre agora, mas em vez de equipamentos mecânicos, o que está se inserindo nas companhias é um novo tipo de inteligência, que não é melhor e nem pior do que a humana, mas que a complementa para que os resultados dos negócios sejam mais positivos.

O processo, portanto, precisa ser visto como algo cíclico e todas as ações precisam ser acompanhadas e revistas de tempos em tempos, uma vez que a tecnologia se desenvolve muito rapidamente.

Contar com um sistema SAP, entre outras ações, é fundamental para que o seu negócio siga as tendências de tecnologias para a transformação digital. Por isso, não fique para trás! A sua empresa não pode ficar parada no tempo e deve inovar.

Nós, da Escotta, podemos ajudar nesse sentido. Leia agora o nosso artigo que fala sobre as vantagens de escolher a Escotta para automatizar processos.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP