SAP S/4HANA e transformação digital: você está preparado?

As inovações SAP são sempre muito esperadas pelos responsáveis pelas áreas de TI e inovação das empresas. Isso porque as novidades criadas pela empresa alemã são sempre dotadas de eficiência e criatividade, o que chama a atenção dos responsáveis pela área quando o assunto é SAP S/4HANA e transformação digital.

De fato, uma das transformações de maior impacto no mercado promovida pela empresa é a criação do SAP S/4 HANA. Neste artigo, você saberá quais são os efeitos dele para o negócio, conhecer as suas funcionalidades e ver como a transformação promovida pela novidade é esperada pelas empresas. Acompanhe!

Quais são os impactos do SAP S/4 HANA?

Por que escolher o SAP S/4 HANA? O que ele traz de inovador e positivo para as organizações que decidem utilizá-lo em suas rotinas? É importante ter consciência disso para entender as razões pelas quais você deve adquirir essa solução para o negócio o quanto antes.

Ampla visão do negócio

Um bom gestor precisa ter uma visão ampla dos negócios. Isso significa compreender cada setor, seja de modo separado, seja de forma integrada. Sabemos que nem sempre isso é fácil, principalmente, com a demanda de informação gerada diariamente por cada área.

Porém, com um dashboard otimizado, intuitivo e que permita uma visualização de todas as informações da empresa, os diretores podem acompanhar tudo que está acontecendo e ter uma visão mais integrada, o que representa mudanças importantes posteriormente.

Quer um exemplo? Os resultados no setor de vendas podem estar abaixo do esperado, mas não serem um problema do setor especificamente. Nesse caso, pode ser que todas as estratégias estejam sendo aplicadas devidamente, mas há algo que atrapalha os bons resultados na área.

Ao analisar de forma integrada, com ampla visão do negócio, pode-se perceber que, na verdade, uma má gestão de estoque está atrapalhando o outro setor. E isso só foi possível de ser visualizado por meio de uma aplicação que oferecesse essa visão integrada do negócio.

Automatização de processos

Uma das principais funcionalidades do SAP S/4 HANA é a possiblidade de automação de processos operacionais. Por meio de fornecimento de inputs em grande escala, pode-se gerar automatização constante, com aplicação de inteligência artificial e Machine Learning.

Isso permite acelerar prazos de entrega, garante maior eficiência e precisão nas atividades, e a possibilidade de otimização na gestão de pessoas, já que não será mais necessário um colaborador para atribuições técnicas, podendo direcioná-lo para funções mais analíticas.

Gestão eficiente da organização

Por meio da centralização das informações, torna-se possível realizar uma gestão mais eficiente da organização de forma geral. Assim, os gestores e diretores podem conferir as informações de todos os setores, de forma atualizada e em um mesmo dashboard.

A visão de separação estratégica das informações não condiz mais com o cenário digital atual. Sabe-se, por exemplo, que os dados do setor de vendas influenciam as estratégias do marketing e vice-versa.

Assim, em vez de esperar que os funcionários enviem as informações necessárias, por que não ter acesso a todas elas em um mesmo painel? É essa facilidade e praticidade que, consequentemente, leva a uma gestão mais eficiente da organização.

Análise de dados de forma precisa

Por meio de Big Data e Machine Learning, o sistema pode analisar os dados de forma precisa, oferecendo análises objetivas, realizadas de forma rápida, prática e com mínima chance de erros.

Se compararmos com o mesmo processo realizado manualmente por um colaborador, ele não trabalha 24 horas nos sete dias da semana (ou seja, a análise demora mais tempo para ficar pronta), o cansaço pode influenciar a depuração de dados e ainda há o componente de erro humano a ser considerado. Ou seja, optar pelo SAP S/4 HANA torna-se uma opção bastante atraente.

20180612-servicos-cta

Quais as suas funcionalidades?

Devemos lembrar que o SAP S/4 HANA representa, atualmente, a mais recente e profunda atualização na linha de soluções oferecida pela fabricante alemã. Seu diferencial é o desenvolvimento a partir da tecnologia “in-memory Hana”, que auxilia na digitalização promovida pela empresa. Ela é fundamentada em quatro pilares fundamentais:

  • experiência dos consumidores;
  • Internet of Things (IoT);
  • Big Data;
  • redes e fornecedores.

Assim, o S/4 HANA é o cerne que alimenta esses quatro pilares nas arquiteturas de soluções SAP, além de estar alinhado com as soluções de cloud computing.

Com maior eficiência, por meio de recursos mais robustos, permite oferecer informações para análise e tomada de decisões em tempo real, levando diferencial competitivo para as empresas. Também potencializa as chances de flexibilização do modelo de negócios, algo extremamente atual.

Outro ponto característico do SAP S/4HANA e transformação digital é a praticidade de aplicação. Por ser hospedada em nuvem, elimina a necessidade de aquisição de hardwares robustos e manutenção de servidores. Inclusive, seu tempo de implementação é reduzido (12 semanas).

Isso possibilita que empresas com menor espaço e potencial de aquisição possam investir no SAP S/4 HANA sem maiores dificuldades.

Como essa transformação é esperada pelas empresas?

O SAP S/4 HANA é uma realidade. Desde seu lançamento, em 2015, a marca conseguiu mais de 500 clientes só na América Latina — uma meta representativa no setor de tecnologia. A receptividade mostra o quanto a inovação é importante para os mais diversos mercados e tende a se expandir cada vez mais.

A transformação digital é adotada de maneira crescente pelas empresas, com o anseio de ingressarem na Economia Digital. Afinal, o futuro está nessa área e as organizações que não prestarem atenção nisso tenderão ao fracasso em longo prazo.

Isso porque as potencialidades que surgem desses processos permitem otimizar e simplificar rotinas de trabalho, potencializando resultados e liberando os funcionários para realização de trabalhos analíticos, além de auxiliarem na inovação de modelos de negócios.

A nova era digital não perdoa atrasos, muito menos dá espaço para aqueles que relutam em se atualizar. Por isso, para que a sua empresa não caia no limbo do mercado, é necessário que ela implemente as soluções mais atualizadas do mercado, investindo em SAP S/4HANA e transformação digital.

Outra tendência forte do mercado e que estará em voga nos próximos anos é a Internet das Coisas (ou Internet of Things — IoT). Leia nosso artigo e veja como essa tecnologia surpreendente — e que já está acessível, inclusive, no nosso dia-a-dia — pode auxiliar na eficiência dos processos produtivos.

Conheça mais sobre o SAP S/4HANA Cloud.pngConheça os serviços de infraestrutura SAP