Conheça mais sobre o SAP S/4HANA Cloud

Siga nos!

O uso de tecnologias de otimização de tarefas no ambiente empresarial é uma realidade cada vez mais presente. Mais do que um diferencial competitivo, torna-se uma necessidade em um mundo cada vez mais acelerado e com alto volume de dados chegando constantemente.

Uma das soluções mais utilizadas atualmente é o ERP (Enterprise Resource Planning), que auxilia a integrar as informações e os processos da organização em um mesmo sistema. Ele contribui positivamente para as rotinas empresariais e, se a sua empresa ainda não utiliza esse sistema, é importante implementá-lo o quanto antes.

Devido a essa importância, o mercado desse tipo de software dedica-se a oferecer soluções cada vez mais interessantes para as organizações. Uma das mais recentes e que revolucionará essa área é o SAP S/4HANA Cloud.

Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o uso desse tipo de sistema no ambiente empresarial, qual é o diferencial da sua aplicação na nuvem, as principais funcionalidades do lançamento da SAP e como será sua distribuição no Brasil.

A importância do uso de ERP no ambiente empresarial

Sistemas ERP são softwares que permitem um gerenciamento integrado dos dados da empresa, auxiliando na automação de operações diárias essenciais para a organização, tais como:

  • questões contábeis;
  • fluxo de caixa;
  • administração de pessoas;
  • controle de estoque;
  • ponto de funcionários;
  • controle de maquinário;
  • gestão de compras;
  • pagamento de contas, entre outros.

Seu uso permite mais agilidade na realização de tarefas operacionais que não dependem de decisões humanas para a sua realização, fazendo com que os colaboradores direcionem seus esforços para questões analíticas.

Além disso, a automação aumenta a produtividade e reduz erros humanos, bem como a necessidade de retrabalho nos processos realizados.

Outro ponto positivo do seu uso é a integração das informações da organização em um mesmo sistema, auxiliando em uma visão mais integrada e realista da empresa e também a encontrar soluções mais inteligentes, que contemplem todos os setores de forma eficiente — bem como propiciar um melhor conhecimento do negócio para os gestores.

O diferencial do uso de ERP em nuvem

A computação em nuvem é um diferencial extremamente atrativo para as empresas. A possibilidade de acesso das informações a partir de qualquer máquina e em qualquer lugar auxilia na agilidade na tomada de decisões.

Caso um dos gestores esteja viajando a negócios e ocorra algum tipo de problema, ele poderá solucionar com as informações obtidas por meio do sistema ERP em nuvem. Outro ponto interessante é a possibilidade de flexibilização do trabalho, auxiliando as empresas que visam promover uma política de home office, por exemplo.

Além disso, a disponibilidade imediata das informações, bem como a redução de perdas com desastres tecnológicos tornam o uso de soluções em nuvem essenciais para o ambiente empresarial.

As funcionalidades do SAP S/4HANA Cloud

Assim, a SAP — uma das maiores desenvolvedoras de soluções ERP — desenvolveu o SAP S/4HANA Cloud, utilizando seu software já conhecido com formato comercial para ser usado na nuvem.

Dedicado às médias empresas e também às filiais de grandes companhias, o SAP S/4HANA Cloud tem como uma das principais vantagens a redução de custos com infraestrutura, já que, pela sua hospedagem na nuvem, elimina a necessidade de hardware local para sua execução — o que também diminui os custos de manutenção com servidores.

Assim, torna-se mais acessível a sua implementação, permitindo que empresas com menor potencial de aquisição possam contar com um sistema ERP eficiente para impulsionar o seu crescimento.

Outro ponto positivo é a diminuição do tempo de implementação, que passa a ser de 12 semanas, agilizando a disponibilidade das soluções SAP para a empresa.

Com essa facilidade, o SAP S/4HANA Cloud também se torna uma boa solução para as organizações que ainda não implementaram soluções digitais de automação e gestão inteligente, começando uma transformação no sistema de controle e acompanhamento de processos.

Assim, as organizações contam com um bom ERP, com a qualidade já conhecida das soluções SAP, aliado às vantagens do formato SaaS, como mencionamos acima.

O sistema conta com as seguintes funcionalidades:

Computação in-memory

Abrindo a possibilidade de combinação de dados analíticos e transacionais na mesma plataforma, permite insights rápidos e imediatos por meio de inputs inseridos em tempo real.

Funções analíticas incorporadas

Permite o gerenciamento de KPIs personalizados, fundamentais para a gestão do seu negócio, facilitando a elaboração de relatórios. Também permite consultas analíticas e a criação de modelos preditivos.

Machine learning

O uso de cloud computing e a abertura para um sistema semelhante a soluções SaaS permite o apoio de machine learning nos processos analíticos.

Possibilidade de ampliação

A SAP disponibiliza bibliotecas e modelos de projetos para quem deseja ampliar as funcionalidades do sistema.

Implantação de duas camadas

Esse tipo de implantação simplifica a integração entre sede e subsidiárias, facilitando o processo de adaptação e integração entre matriz e filiais.

Além de tudo isso, podemos citar como vantagens:

  • gestão empresarial facilitada;
  • visibilidade em tempo real dos projetos;
  • monitoramento do armazenamento ao envio para o cliente.

Algumas das empresas mais importantes do mundo já contam com o uso do SAP S/4HANA Cloud, tais como:

  • Dotz;
  • MOD Pizza;
  • Delaware Consulting;
  • Dickinson + Associates.

É importante ressaltar que a arquitetura dessa versão para nuvem é a mesma do SAP S/4HANA, oferecendo os mesmos benefícios da anterior, com a possibilidade de implementar as vantagens proporcionadas por soluções SaaS.

O SAP S/4HANA Cloud no Brasil

Ao perceber o potencial do mercado brasileiro, a SAP anunciou, no release de lançamento, alguns suportes para operações específicas para o mercado nacional:

  • geração de faturas para cenários do setor de logística, tais como aquisição de materiais e serviços, vendas, revenda, subcontratação, embalagem retornável, entre outros;
  • geração de DANFE (Documento Auxiliar da NF-e);
  • ordens de pagamento específicas do Brasil, tais como boletos bancários, TED, DOC e crédito em conta corrente, Débito Direto Automatizado, entre outros;
  • escrituração contábil de notas fiscais eletrônicas, ICMS e IPI;
  • elaboração de gráficos de referências de contas de acordo com o IFRS;
  • serviço de faturamento eletrônico para o Brasil;
  • integração de cálculo tributário de acordo com as taxas nacionais.

Ou seja, o uso do SAP S/4HANA Cloud representa um importante ganho para a sua empresa, com a possibilidade de automação e melhor gestão de processos, ganhando agilidade e precisão na tomada de decisões e garantindo que a sua empresa conseguirá um importante diferencial competitivo no mercado.

Achou este conteúdo interessante? Então compartilhe-o nas redes sociais e leve essas informações para sua rede de amigos e colegas de trabalho!

Conheça a Escotta, uma consultoria diferente no mundo SAPSAP S/4HANA e transformação digital: você está preparado?