Provar o valor do profissional de TI é uma tarefa que pode trazer muitas dores de cabeça para os gestores da área. Isso se justifica porque em muitas empresas ainda se têm uma visão de que o setor de tecnologia da informação é apenas um “apagador de incêndios”, que serve para resolver problemas, não tendo uma atuação estratégica.

Esse tipo de pensamento é prejudicial para as empresas em crescimento, pois o descaso com a relevância da TI pode fazer com que o profissional não possa opinar sobre processos ou sugerir soluções importantes, como a implementação de um ERP que otimize as tarefas realizadas.

Foi pensando em ajudá-lo a provar o valor do profissional de TI para os diretores da sua organização, que desenvolvemos este post. Acompanhe nos tópicos a seguir!

Pesquisa demonstra o cenário da TI para as empresas em crescimento

Uma pesquisa realizada pela Universidade Nove de Julho (Uninove) apurou o desenho da gestão de TI na visão dos executivos das 100 maiores empresas brasileiras. Entre as principais conclusões a que o estudo chegou, estão as seguintes:

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP
  • Há um alinhamento com os processos básicos de negócio, porém, com mostras de dessincronias;
  • A gestão está orientada para os sistemas de conformidade, mas sem otimização dos processos de negócio;
  • A TI entrega as demandas básicas, porém sem estrutura para impor e usar as melhores práticas automatizadas;
  • A qualidade apresenta processos documentados, porém com falta de indicadores para o desenvolvimento dos negócios.

Como podemos perceber, a pesquisa realizada pela Uninove comprovou que muitas empresas não valorizam a TI como deveriam e que isso afeta o seu crescimento.

Muitas organizações não têm orçamento para compra de servidores adequados ou até mesmo para serviços de telefonia. Como vivemos em plena era tecnológica, em que a automatização, por meio de sistemas como o SAP estão em alta, esse cenário afeta o desempenho das organizações.

Os 3 passos para provar o valor do profissional de TI para os diretores

Agora você já conhece um pouco mais sobre o cenário da tecnologia para as empresas em crescimento. Mas afinal, como reverter essa situação e provar o valor do profissional de TI para a diretoria da companhia? Veja alguns passos que podem ser seguidos!

1. Tenha um Grid estratégico

Um estudo da Universidade de São Paulo aponta sobre a necessidade de as empresas em crescimento terem um grid estratégico de TI. Nesse caso, o gestor da área deve dividir as estratégias em quadrantes, cada um representando uma situação para a empresa.

O grid de TI deve abrigar as seguintes subáreas do setor:

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP
  • Suporte: solução de problemas que envolvem a tecnologia e a informática;
  • Fábrica: desenvolvimento de  aplicações internas para otimizar o trabalho de todos os departamentos da organização;
  • Transição: área de planejamento de TI, em que o setor faz uma transição do modo operacional para o estratégico, sugerindo alterações e mudanças nos processos produtivos, com foco em soluções tecnológicas.

Com o grid estratégico bem estruturado, fica mais fácil de o gestor de TI mostrar a relevância da área para os gestores da organização.

2. Informe os diretores sobre a segurança da informação

Novas tecnologias, como a computação em nuvem, são cada vez mais adotadas pelas empresas e isso é muito positivo. Porém, se não forem tomados os devidos cuidados, como o uso da criptografia, problemas podem surgir, como a invasão de hackers nos sistemas da organização.

Convém que o gestor de tecnologia demonstre isso para os diretores das empresas em crescimento, para assim provar o valor do profissional de TI.

3. Demonstre como os recursos tecnológicos melhoram a produtividade

É preciso que a área de TI se insira no modelo econômico das empresas, fazendo parte dos investimentos necessários para o seu bom funcionamento.

Por isso, convém mostrar aos diretores cases e estudos que demonstrem como o uso de recursos tecnológicos, como o SAP, melhoram a produtividade das organizações. Visualizando isso de forma clara, eles passarão a compreender melhor sobre o papel da TI.

Portanto se você seguir esses 3 passos e manter um contato direto com os diretores da empresa, é bem provável que você conseguirá provar o valor do profissional de TI e garantir uma atuação mais estratégica para o setor.

Gostou deste artigo? Que tal então assinar a nossa newsletter? Assim você poderá receber outros materiais que produzimos no seu e-mail! Não perca essa oportunidade!

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP