A implementação SAP é um processo que não termina depois de o software ser devidamente instalado nos computadores da empresa. É preciso que haja um acompanhamento, para monitorar se tudo está sendo feito de forma correta.

Nesse sentido, existem alguns fatores de sucesso para uma operação saudável pós implementação SAP. Neste post, vamos listar todos eles para que você possa colocá-los em prática na sua empresa e assim obter mais resultados positivos com o programa. Veja, a seguir!

1. Tenha uma consultoria na implementação SAP

É muito difícil para uma empresa implementar um sistema SAP sem ter uma consultoria. Caso não seja da área de tecnologia, é normal que a companhia não tenha conhecimentos necessários sobre o assunto e isso acaba gerando essa demanda.

Além disso, por ser um serviço muito específico, não vale a pena investir mão de obra na aprendizagem desses conhecimentos, sendo mais vantajoso contratar uma consultoria. Assim, além da implementação SAP, também são seguidos protocolos e definidas estratégias no período seguinte a isso, quando a organização já estiver utilizando o programa.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

2. Entenda o papel do time interno de TI no relacionamento com a consultoria e implementação SAP

O setor de TI da empresa precisa ter um bom relacionamento com a consultoria SAP contratada, para que as melhores decisões possam ter tomadas. A ideia é que o time conheça as situações mais específicas da companhia, para informar a consultoria.

De forma resumida, a área de TI precisa ser um canal de harmonização entre a empresa e a consultoria SAP. São esses profissionais que repassarão informações, para que os consultores possam sugerir melhorias para que o sistema seja utilizado da melhor maneira possível.

3. Defina um líder para o projeto

Uma boa consultoria deixa alinhado com as empresas, todas as mudanças pelas quais elas passarão. Ao fazer a implementação SAP, há uma mudança na cultura organizacional, com tarefas modificadas, alguns cargos extintos e outros criados, por exemplo.

Na pós-implementação, no entanto, recomenda-se que se tenha um líder para que possa desenvolver as ações e “navegar entre as duas áreas”, construindo um plano de sucesso para os trabalhos de manutenção e melhoria.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

4. Garanta que métodos inovadores sejam implementadas

Após a implementação SAP é preciso que o líder do projeto na empresa fique atento para métodos inovadores, que possam melhorar ainda mais o uso da ferramenta. Além disso, devem ser observadas as tendências tecnológicas que devem ser seguidas, como é o caso da migração para o SAP S/4HANA, que deverá ser feita por todos os usuários do software em breve.

Além disso, com um bom relacionamento entre empresa e consultoria, os consultores poderão orientar sobre os melhores caminhos a serem seguidos pela companhia. Mudanças técnicas e organizacionais podem ter bons resultados nesse sentido, por exemplo.

5. Tenha um plano bem estruturado para mudanças

As empresas precisam ter um plano bem estruturado para as mudanças. Como explicamos, o uso do SAP não se trata apenas da instalação de um programa, mas uma mudança profunda na cultura organizacional. É por isso que o período pós implementação é tão importante.

A maior falha das empresas na implantação do SAP é porque as estratégias não são muito bem definidas. Existem casos de companhias que fazem muitas contratações para o time de TI, por exemplo, e, depois, precisam demitir os profissionais porque não há mais demanda. Isso pode se tornar um problema grave e que pode ser evitado quando há um bom planejamento inicial do que será feito.

Esses são os principais fatores de sucesso que precisam ser seguidos à risca pelas empresas que desejam ter êxito após a implementação SAP. Leve-os em consideração para utilizar o ERP da melhor forma possível na sua empresa.

Lembre-se que a consultoria precisa ser vista como uma parceira e orientá-lo sobre mudanças e necessidades. A Escotta atua nesse sentido, contribuindo para que nossos clientes tirem o máximo de proveito do SAP. Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços!

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP