Conheça quais são as principais tendências tecnológicas para 2019

2019 já está aí e é hora de os gestores das organizações ficarem atentos às novidades que o mercado está trazendo para as mais diferentes áreas, principalmente, no que concerne à aplicação de tecnologia. Afinal, cada vez mais o mercado incentiva a atualização constante das empresas — caso contrário, são engolidas pelos seus concorrentes.

Por isso, vamos apresentar a vocês as principais tendências tecnológicas para o ano de 2019, que podem ser implementadas por empresas de quaisquer segmentos. Confira!

As novidades que a CES trouxe para o mercado tecnológico

O CES — Consumer Electronics Show — é o maior evento de tecnologia do mundo. Por isso, sua realização é sempre muito aguardada pelos gestores e apaixonados por tecnologias. Afinal, as tendências que são apresentadas ali ditam os rumos dos desenvolvimentos tecnológicos para o ano de 2019.

E nessa edição focou essencialmente em questões relacionadas com carros, 8k e 5G. As soluções apresentadas, de alguma forma, envolvem essas questões. Mas não só isso foi implementado. Veja os principais pontos do evento!

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é a mais forte exigência para o ano de 2019. Sem ela, será praticamente impossível crescer no mercado e isso ficou bem nítido durante a CES 2019, segundo a Meio e Mensagem, que esteve presente no evento.

São poucas as empresas bem-sucedidas atualmente que não se utilizam dessa tendência para crescer — e, caso usassem, estariam ainda mais à frente de seus concorrentes. Por isso, lembre-se: não é possível mais crescer sem investir em IA. O Gartner também aponta essa como uma ferramenta estratégica para as organizações, então não deixe de utilizá-la em seus processos.

Internet das Coisas

A Internet das Coisas (ou Internet of Things, ou ainda IoT) se torna uma realidade mais próxima do usuário final. O investimento em inteligência artificial e conexões mais ágeis (como a 5G) permite uma melhor conexão entre itens e a internet.

Seja no conforto do lar, seja para os processos internos das empresas, se torna fundamental utilizar soluções relacionadas com a IoT, até mesmo dentro do ambiente empresarial, com os softwares ERP interligados com esse mecanismo.

Agilidade nos processos

IA e 5G unidas representam uma coisa: agilidade. Os processos precisam ser dinâmicos, velozes e eficientes. Esse conceito ficou bastante nítido durante o CES 2019: até mesmo os itens do dia a dia, como vasos sanitários, cortadores de grama, fraldas, entre outros, contam com soluções que permitam uma maior agilidade no seu uso ou no resultado final do processo.

Se isso chega ao cliente final, é importante que dentro do ambiente corporativo isso seja uma máxima. Assim, é hora de prestar atenção a essas questões e promover esse tipo de pensamento dentro do seu negócio.

Outras tendências para o mercado tecnológico

Além do que foi apresentado no CES, também há uma série de tendências que estão em evidência para o ano de 2019. Veja as principais delas!

Metodologia Ágil

Se a metodologia Agile vinha com força na área de TI nos últimos anos, ela passa a ser implementada nas mais diversas áreas de negócios. Afinal, a automatização de processos permite que os processos, de modo geral, sejam mais ágeis e dinâmicos, a fim de melhorar a eficiência a longo prazo.

Alguns pontos também que são reforçados é a divisão de tarefas em ciclos curtos, reavaliações frequentes e uma maior flexibilização para o erro. Como afirma o guru dos negócios Tom Peters, essa metodologia permite testar rápido, falhar rápido e consertar rápido. Ou seja, é um ano em que a ousadia e inovação estão em alta.

Machine Learning

Machine Learning era, já, um importante diferencial nas rotinas empresariais — agora é praticamente um pré-requisito. O aumento na velocidade de geração de informações exige sistemas que consigam oferecer análises preditivas e que aprendam com as mudanças de inputs com o tempo. Então, se você ainda não implementou soluções de Machine Learning em sua empresa, esse é o momento de correr atrás do prejuízo.

Blockchain

O Blockchain diz respeito a uma corrente de blocos, no qual cada uma das unidades (banco de dados) é ligado ao próximo através de um registro público (Public Ledger). Esse efeito descentralizador oferece uma maior segurança de dados a longo prazo, evitando principalmente a ação de hackers.

Lembre-se que, infelizmente, as ações de cibercrimes crescem exponencialmente, principalmente com o crescimento das ações de sequestro de dados por meio de vírus Ransomware. Por isso, investir em segurança é cada vez mais fundamental, como bem apontado pelo Gartner como uma das fortes tendências de 2019.

Outras tendências

Segundo o Gartner, ainda há como fortes tendências tecnológicas para o ano de 2019:

  • coisas autônomas (robôs, drones e veículos autônomos, guiados por Inteligência Artificial);
  • analítica aumentada (uso de Machine Learning para transformar a forma como o conteúdo analítico é desenvolvido, potencializando a ciência de dados);
  • desenvolvimento de aplicativos orientado por Inteligência Artificial;
  • gêmeos digitais (representação digital de uma entidade ou sistema do mundo real no ambiente virtual);
  • Empowered Edge (avanço do Edge Computing — soluções que permitam um processamento de dados mais eficientes próximo da origem);
  • experiência imersiva (trazendo o usuário para o centro do processo, utilizando Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Realidade Mista, potencializando a Customer Experience);
  • espaços inteligentes (ambientes físicos ou digitais, habitados por humanos e otimizados com tecnologia, tendo como grande exemplo o conceito de cidades inteligentes e digital workplaces);
  • computação quântica (computação não-clássica, que opera no estado quântico de partículas subatômicas, permitindo uma execução de tarefas extremamente complexas para as abordagens tradicionais, gerando um aumento na velocidade de processamento).

Muitas dessas tendências não são novas. Porém, são reforçadas pelo desenvolvimento de novas tecnologias ou aperfeiçoamento de técnicas e ferramentas existentes. A nova era chegou e não perdoa ineficiência.

Se a sua empresa não se adaptar a esse novo cenário, será engolida pelos concorrentes. Então observe quais ferramentas utilizam esses conceitos e implemente-as nas rotinas internas do seu negócio.

Quer mais dicas importantes do setor de tecnologia que podem alavancar os resultados do seu negócio ou, até mesmo, melhorar questões da sua vida pessoal? Curta nossa página no Facebook e receba nossos artigos e publicações em seu feed de notícias!

Deixe um Comentário

Você quer produtividade e eficiência para a sua empresa?Entenda a relação entre SAP Leonardo e inovação na geração de valor.