Conheça as novidades dos serviços SAP para 2018!

Siga nos!

O maior objetivo das ferramentas que utilizam tecnologia SAP é integrar todos os dados e processos de uma organização em um único software. Com o desenvolvimento de premissas como inteligência artificial e cloud computing, surgiram muitas novidades em relação aos serviços SAP para 2018.

A SAP AG, uma das maiores empresas do segmento de ERPS, por exemplo, tem despontado com diversas soluções que utilizam tecnologia de ponta para conseguir reunir e analisar informações de clientes, a fim de oferecer insights em tomadas de decisões. Além disso essas ferramentas também são capazes de eliminar processos manuais, otimizar o fluxo de informações durante a etapa de compras e reduzir o tempo dos transcursos gerenciais.

No post de hoje citaremos as ferramentas mais relevantes dessa gigante tecnológica (que atua em outras áreas além dos ERPs) que prometem revolucionar o ano de 2018, confira!

SAP Leonardo

No fim de 2017, durante o evento Sapphire Now, a SAP apresentou a sua mais moderna criação, o SAP LEONARDO que agrega diversas novas tecnologias e tem como objetivo atuar na implantação de gestões empresariais. Alguns dos recursos incluídos na ferramenta com o objetivo de gerar mais valor para os negócios são a internet das coisas, inteligência artificial, analytics e machine learning.

Ao utilizar essa poderosa ferramenta a empresa será capaz de absorver informações de clientes provenientes de aplicações empresariais e com portfólio mais expressivo do que o oferecido, por exemplo, pela tecnologia cognitiva do Watson, da IBM.

A nova tecnologia da SAP que teve o nome inspirado no pintor Leonardo da Vinci será essencial para humanizar os serviços oferecidos pela SAP, pois dará as informações necessárias para que a empresa invista exatamente naquilo que seus clientes precisam. A grande inovação tecnológica do SAP LEONARDO é a capacidade de contar com conceitos de IoT aliados ao machine learning.

SAP S/4HANA

Antes de explicarmos mais sobre essa ferramenta inovadora é preciso retrocedermos um pouco para que tudo fique claro e falarmos do HANA. A plataforma foi criada, de início, para processar uma grande quantidade de informações, utilizando como base o conceito de computação em memória. A partir dessa tecnologia, a SAP desenvolveu outras ferramentas e houve uma reestruturação de todo o portfólio da empresa.

Surgiu, então, o SAP S/4HANA, um software integrado desenvolvido para rodar em plataforma HANA. Essa inovadora ferramenta tem o objetivo de ir além de simplesmente dar suporte em processos tradicionais, mas também gerar diferenciais competitivos por meio da tecnologia de ponta, sendo capaz de:

  • analisar informações em tempo real, dando os melhores insights para tomadas de decisões;
  • simplificar as complexas arquiteturas de TI por meio da integração de diversas tecnologias e aplicações;
  • desenvolver aplicações de forma rápida e fácil;
  • proporcionar uma excelente experiência de usuário ao utilizar interfaces intuitivas e personalizáveis.

SAP S/4HANA cloud

A versão em nuvem da ferramenta citada no tópico anterior também oferece funcionalidades muito interessantes e, com certeza, trará consigo muita novidade no decorrer de 2018. O pacote de ERP inteligente da SAP é capaz de integrar processos de negócio, transformar dados obtidos em tempo real em ações e ainda proporciona mais produtividade para a equipe de colaboradores, o que dá mais espaço para soluções inovadoras.

Algumas das principais vantagens em obter essa ferramenta na nuvem são:

  • ter acesso às atualizações trimestrais fornecidas pela SAP de forma totalmente automática;
  • otimizar os processos operacionais, já que o software é capaz de oferecer processos integrados com base nas melhores práticas de produtos centrados;
  • caso esteja em fase expansão, conseguir inserir esse ERP em novas unidades em até algumas semanas (25 países e 15 idiomas disponíveis).

Por fim, o SAP S/4HANA cloud pode atuar em muitos setores como:

  • finanças — consolidando dados financeiros, operacionais e gerenciais em uma única fonte para acelerar o desempenho das funções analíticas;
  • vendas — fornecendo insights para as equipes de venda e marketing em relação aos hábitos de compra de clientes;
  • recursos humanos — administrando trabalhadores formais ou temporários por meio de um robusto sistema de engajamento;
  • aquisições — otimizando processos de negociação e reduzindo tarifas para melhorar as renegociações de contratos.

Tecnologia de cloud computing como foco dos serviços SAP para 2018

No fim do ano passado a SAP deixou bem claro por meio dos lançamentos e de algumas afirmações em palestras que a tecnologia de nuvem seria com certeza o setor de maior investimento da organização. Essa atitude é provavelmente um reflexo do mercado tecnológico que viu a computação em nuvem aumentar a receita do setor em cerca de 3,77 bilhões de euros por meio, principalmente, dos novos contratos firmados por empresas do ramo.

Uma curiosidade é que os representantes comerciais da SAP têm atuado mais como consultores ao realizarem reuniões com clientes. O objetivo é entender a dor dos consumidores e, por meio, das informações adquiridas, montar a solução ideal, reunindo o leque de ferramentas disponíveis. Sendo assim, as empresas estão buscando não mais soluções prontas, mas sugestões tecnológicas do que pode ser elaborado.

Soluções voltadas para PMEs

Quando ouvimos falar sobre as tecnologias de ponta oferecidas pela SAP AG é natural que pensemos: são serviços desenvolvidos para as gigantes do mercado, mas curiosamente esta afirmação é um engano. Principalmente no Brasil as PMEs têm sido essenciais para impulsionar o crescimento da SAP AG.

Segundo a própria empresa, o aumento local no número de vendas se deve as inovações tecnológicas e ao firmamento de contrato com organizações de pequeno e médio porte. É interessante perceber que certamente o primeiro fator influencia diretamente no segundo, já que as ferramentas em nuvem desenvolvidas pela gigante oferecem opções bastante flexíveis e não tão caras, adaptando-se perfeitamente à realidade das novas organizações.

Empresas que investem em tecnologias como SAP ERP certamente se colocarão um passo à frente da concorrência. Tanto o machine learning quanto a internet das coisas e a inteligência artificial são capazes de reunir, analisar e transformar em informações um número quase infinito de dados, além disso a possibilidade da cloud computing permite integração não só entre ferramentas, mas entre uma rede inteira ou, até mesmo, negócios parceiros.

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais, espalhe as tendências dos serviços SAP para 2018 com outros interessados no assunto e mostre que está por dentro do que acontece no universo tecnológico.

A nova era não perdoa ineficiênciaconheca-5-solucoes-cloud-com-uso-de-inteligencia-artificial.jpeg