A Escotta pode fazer com que uma empresa possa melhorar seu processo com o Workflow. Conheça mais sobre essa ferramenta.

As empresas que utilizam os sistemas SAP usam pouco o workflow estão com tudo. Dessa forma, isso acontece porque a ferramenta não está vinculada a nenhum módulo específico do ERP, como o de materiais, de contabilidade, de controladoria, de vendas etc.

No entanto, o workflow é uma ferramenta poderosa! Trata-se de um componente transversal do sistema, que pode ser usado para que a empresa melhore seu processo. Dessa maneira, o uso desse recurso é recomendado, principalmente, quando se exige as atividades sequenciais ou com vários atores envolvidos. Sendo assim, siga lendo e entenda mais sobre o fluxo de trabalho e como a Escotta pode melhorar seu processo usando essa ferramenta.

Entenda mais sobre o workflow

O fluxo de trabalho pode ser definido como um fluxograma que realiza um curso de processos com etapas e processos a cumpridos. A ferramenta pode ser aplicada em qualquer área da empresa ou ramo dos negócios, independentemente do seu tamanho. Sendo assim, o SAP disponibiliza uma ferramenta de workflow. No entanto, conforme explicamos, nem sempre ela é utilizada pelas empresas.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

Quando as deixam associações de usar o fluxo de trabalho, perdem a oportunidade de melhorar seu processo, tendo em vista que as operações ficam muito longas e podem se estender por dias. Dessa forma, obviamente, isso acaba afetando os negócios.

Veja como a Escotta ajuda a melhorar seu processo com o workflow

Para desenvolver um workflow no SAP, a primeira coisa que a Escotta faz é um mapeamento das atividades que devem ser automatizadas. Em seguida, são criados gatilhos que realizam ações, como enviar um e-mail, abrir um processo etc. Sendo assim, no próprio SAP existem workflows prontos, que são conhecidos como standards.

Porém, fluxogramas próprios e específicos para cada empresa podem ser criados. Ou seja, a Escotta pode ajudar no desenvolvimento de um workflow que realmente atenda às necessidades do seu negócio.

Exemplo prático do uso de um workflow da Escotta

Para que você possa entender mais sobre o uso de workflow nas empresas, vamos analisar um exemplo prático e que faz parte do cotidiano das organizações: o recebimento de uma NF-e de compra.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

Essa é uma atividade que pode envolver diversos setores. Veja:

  • portaria: recebe a NF-e;
  • área de recebimento fiscal: faz a análise dos tributos;
  • suprimentos: faz correções nas compras;
  • almoxarifado: realiza a conferência física;
  • departamento tributário: faz correções na base de impostos.

Tudo isso pode ser conectado no SAP via workflow, dispensando, dessa forma, a necessidade de telefonemas, e-mails ou mensagens.

Processos em que a Escotta já implementou workflow

No decorrer de seus anos de experiência, a Escotta já implementou diversos tipos de workflow, que contribuíram muito para a agilidade e crescimento dos clientes.

Entre eles, podemos citar:

  • ajustes de notas fiscais de entrada (processo inbound);
  • divergências de faturas (NF-es e CT-es);
  • aprovações de qualquer natureza;
  • processos financeiros;
  • validações fiscais;
  • entre outros.

Agora você já sabe mais sobre como a Escotta pode melhorar seu processo usando o Workflow. Afinal, a nossa empresa está à disposição para avaliar e entender as demandas do seu negócio.

Converse com os nossos especialistas e veja como implementar o workflow na sua organização quanto antes. Você saberá como essa ferramenta é benéfica em poucos dias de uso!

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP